quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Mensagem - O que Jesus viu do alto da cruz

O QUE JESUS VIU DO ALTO DA CRUZ(adaptado)

 

Por Adélio Silva

 

Texto: Mc 15:22-25

" E levaram-no ao lugar do Gólgota, que se traduz por lugar da Caveira.E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou.E, havendo-o crucificado, repartiram os seus vestidos, lançando sobre eles sortes, para saber o que cada um levaria.E era a hora terceira, e o crucificaram".

 Introdução

Jerusalém era uma cidade pequena, mas fervilhava de forasteiros e judeus recorriam à pátria para celebrar a páscoa. Era quinta feira. Jesus celebrou a páscoa com seus discípulos. Segue para o Monte das Oliveiras. Chegaram o traidor Judas e a guarnição. Os discípulos fogem e Jesus se entrega para o martírio, cumprindo-se as palavras de Isaías "Foi levado como ovelha para o matadouro".

Seguiu-se um penoso processo que culminaria com sua morte injusta. A escolta, o comandante da guarda, cerca de seiscentos homens.

Vieram então os julgamentos.

a) Julgamento religioso.  Já amarrado e manietado, foi levado a Anás, sogro de Caifás (João 18:13). Jesus ficou mudo e Pedro o nega. Jesus é esbofeteado pelo guarda. Caifás o recebeu ( João 18: 24). Com o sinédrio parcialmente representado, ainda à noite da quinta feira.

Caifás, com o Sinédrio já completo, na sexta-feira, às 3 horas da manhã ( Mt 26:57). Jesus é cuspido, esbofeteado, esmurrado e espancado ( Mt 26:67).

b) Julgamento civil (sexta-feira). Perante Pilatos, o governador, pela primeira vez, foi amarrado. Perante Herodes o Tetrarca, responsável por algumas províncias romanas na Judéia ( 23:8). Herodes lhe pede um milagre e seu pedido é negado. Vai a Pilatos uma segunda vez. É julgado e condenado. Recebe a coroa de espinhos.

Numerosa multidão o segue. É agredido,  xingado. É a via crucis.

No calvário, foi crucificado. Enfraquecido, desfigurado, abatido, desfalecido, é crucificado às 9 horas da manhã ou ao meio dia da sexta-feira, conforme o fuso horário romano ou judaico.

A luz foi rejeitada e agora se apagava;

A humanidade entrava na hora mais negra.

A verdade foi entregue mas rejeitada.

 A humanidade entrava em total ignorância.

O caminho foi oferecido mas os homens se desviaram dele.

Só poderia ser salva pela graça de Deus.

E assim ele chegou ao Calvário.

A cruz levantada de forma estratégica, dando uma visão panorâmica, alcançando coisas, cenas e fatos.

 

Do alto da cruz Jesus viu:

 

1  - A cidade amada, Jerusalém

 

Sobre quem Ele chorou. Não pelas suas construções mas pelos seus habitantes.

Sobre quem Ele disse: "Jerusalém, Jerusalém, que matas profetas e apedrejas os que te são enviados".

Suas ruas tortuosas por onde, muitas e muitas vezes houvera andado.

Onde foi acompanhado por amigos e inimigos.

Por onde, há pouco tempo,carregara, trôpego, a pesada cruz.

Entre quais ruas,  já derramara  seu sangue, vertente de sua fronte e feridas.

Em meio às quais, ouviu, enquanto seguia rumo ao Calvário, o tratamento das mulheres e a zombaria da multidão confusa.

 

2 -  O Templo

O santuário Nacional. O símbolo da religiosidade, onde Ele ensinou e operou milagres.

Onde Ele disse: "Quem tem sede venha a mim e beba porque, quem crê em mim como dizem as escrituras, do seu interior manarão rios de Águas vivas".

 

3 -  O Cenáculo

Emprestado para celebrar a última páscoa simbólica com seus discípulos. Onde Ele falou sobre a Nova aliança de Deus através do sangue dele, o Cristo. Onde, no futuro breve, 120 pioneiros da fé constituiriam as primícias da Igreja. Onde seu Espírito Santo seria derramado em profusão no Pentecostes.

 

4 – O Monte das Oliveiras

Local onde florescia, por ser primavera. Onde, muitas vezes, se retirara com seus discíp0ulos para um descanso merecido e restaurador. Onde contemplara a Obra que ele mesmo um dia houvera feito e sustentava. Onde estivera orando muitas e muitas vezes. Onde passeara entre olivais, frondosas figueiras e ciprestes, testemunhas mudas da súplicas e das lágrimas derramadas nos momentos de aflição e angústia.

 

5 -  O Palácio de Pilatos

Ali  ouvira a grosseria dos soldados. A violência do interrogatório. A declaração de sua inocência . Onde ouvira a atitude covarde do governador, lavando suas mãos em uma bacia, expressando sua neutralidade com o propósito político de agradar judeus e romanos.

 

 Ele viu ainda

 

6 -  A casa de Anás

O sumo sacerdote, perante quem compareceu naquela noite, já extremamente exausto. Onde  foi cruelmente supliciado, humilhado, despido e amarrado, cuspido e açoitado. De onde viu Pedro sentado perto da fogueira,no pátio, o negar diante de uma simples criada. De onde viu, ouviu e sentiu o choro amargo de  Pedro.

 

Finalmente, ao pé da cruz Ele viu:

 

Os soldados que disputavam sua túnica;

As mulheres que o ampararam na vida e na morte;

Thiago e João, seus discípulos mais achegados;

Uma multidão que zombava dele, mas pela qual, Ele mesmo confirmou haver morrido.

Viu também a mim e a você e muitos outros, por onde morreria brevemente

Por que ele disse ( João 17:20): "Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim".

 Hoje Jesus continua a olhar para você. Não do alto da cruz, mas do Céu onde se encontra com o  Pai, e lança seu apelo de misericórdia, amor e perdão.



Agora a pressa é amiga da perfeição. Chegou Windows 7. Conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.