quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Mensagem - Para que nascí?

PARA QUE NASCI?

 

Por Adélio Silva

Texto: Salmo 33:10-11 "O Senhor desfaz o conselho das nações, quebranta os intentos dos povos.O conselho do Senhor permanece para sempre: os intentos do seu coração, de geração em geração".

Introdução

 O Breve Catecismo de Westmisnter afirma:  O fim principal dos homens é glorificar a Deus".

Esta  é, sem dúvidas a mais límpida verdade. Aliás ,simples verdade.

Algum dia, em alguma situação, você já se perguntou: Qual o propósito da minha vida?

Este é o resumo da história de Tom: Armazenou uma vasta coleção de realizações na brilhante carreira como advogado. Tudo o que poderia querer em termos profissionais. Após isso, deparou-se de repente com um estranho vazio, uma  sensação de que nada preenchia sua vida. Estava desiludido. O seu sucesso trouxe mais perguntas que respostas.

Toda a vida Tom tinha buscado o deus que desejava. Um dia acordou e descobriu que não tinha a menor idéia de quem  deus realmente era, apesar de ter freqüentado a igreja por mais de 30 anos.

Percebeu então que o fato de ter sido um homem religioso não o tinha feito descobrir o propósito da vida.

Vamos então pensar sobre os pontos seguintes:

 

1 -  O que realmente você tem feito?

a) Tornado suas metas uma fieira desconexa de vitórias pessoais vazias?

b) Acrescentado mais frustrações pessoais a cada vitória meramente material?

c) Buscado atingir ainda mais objetivos e realizações pessoais?

Importa agora, neste momento, responder à intrigante pergunta: Existe algo maior para minha vida do que a rotina de estabelecer  meus objetivos pessoais? Por que existo? Qual o propósito de minha vida? Qual seu maior significado? A maioria das pessoas não sabe responder a tais perguntas.

 

2 – O que é propósito divino e sua relação para com minha vida?

É certo que Deus tem  um propósito para cada uma de nossas vidas. Ele tem uma missão, um destino. É a razão pela qual existimos. É a direção para a qual Deus deseja que nos movamos.  Então, o que Deus deseja que façamos com as nossas vidas?

Parte desta pergunta pode ser respondida com Prov 19:21 "Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá".  Por mais que tenhamos arbítrio  para seguirmos a trilha que bem entendamos, a decisão consciente e madura sempre deverá passar pelo crivo do Senhor Deus. Para tento, ajudará se entendermos o que sejam Meta e Propósito.

 

3 -  Meta e Propósito

Meta -  é um objetivo específico que desejamos atingir. Ex.: viagem, estudos, filhos, melhor emprego.

Propósito – Responde às perguntas maiores da vida: por que existo e quais as minhas  funções na vida?  Nosso propósito é o que Deus deseja e nós e sua repercussão na eternidade.

Metas são atitudes simples que tomamos. Propósitos  são explicações lógicas para realizarmos as metas.

Nossas metas devem ser estabelecidas enxergando claramente quais os propósitos de Deus para nossas vidas em vez de nossos próprios motivos.

Deve-se sempre perguntar: Que valor terá a viagem que farei para Deus primeiramente? E os estudos? E os filhos? Um outro emprego?

 

4 -  Propósito eterno de Deus e Propósito Terreno de Deus

A confissão de Westminster, sobre a qual nos referimos no início, é uma das declarações de fé mais abrangentes do cristianismo. Foi elaborada em 12 de junho de 1643 e tinha como objetivo estabelecer as doutrinas da fé cristã mediante exame cuidadoso das Escrituras Sagradas, tendo em vista o sério perigo contra as liberdades civis e religiosas impostas pelo rei Charles I da Inglaterra.  Nela, dentre as 144 perguntas essenciais, umas a primeira, se destaca: "Qual é o fim principal do homem?"    Ou, qual o propósito do homem, ou por que o homem existe?

A resposta é simples e e profunda: "O fim principal do homem é glorificar a Deus e desfrutá-lo para sempre ( Is 43:7, 21).

Nesta doutrina encontramos claramente definido  o propósito eterno de Deus para o homem como sendo o de desfrutá-lo para sempre e o propósito terreno de Deus para o homem como sendo o de glorificá-lo. Ambas as situações são enriquecedoras pois elas priorizam o conhecer a Deus e cumprir seus propósitos: o eterno e o terreno.

Já vimos que o propósito eterno de Deus para nós é o de desfrutarmos para sempre. Esta é a parte mais importante do nosso relacionamento para com Deus. Se Ele não tivesse como seu propósito dar-nos a vida eterna  (para desfrutá-lo para sempre) então nossa fé seria inútil. Ela não poderia nos levar além do limiar da morte.

O propósito eterno de Deus para nós é o porque de nós, homens 'eternos', continuarmos a existir aqui. Esse é um assunto acerca do qual os homens cristãos estão realmente famintos. "Por que estou aqui, Deus ?" O que desejas que eu faça com a minha vida? Estamos todos famintos por saber nosso propósito eterno...

O propósito terreno universal de Deus para nós é o de o glorificarmos. Jesus nos diz para fazermos isso buscando a justiça de Deus . A justiça de Deus é o seu caráter moral . Ele é perfeito em fazer o que é certo e o motivo pelo qual existimos é o de projetarmos em nós o exemplo perfeito Dele. Desta forma o estamos glorificando. Buscando-o, esforçando-nos, ansiando por compreender o propósito de Deus para as nossas vidas.

5 - .Entendendo o Propósito terreno de Deus para o Homem

Primeiro -  O que Deus deseja que sejamos e o que Deus deseja que façamos. Deus quer que sejamos semelhantes a ele em seu caráter (perfeito em fazer tudo o que é certo).

Deus quer que façamos sua vontade em nossa conduta, cfe. 2 Tim 1:9 "...nos salvou e nos chamou em santa vocação, não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça".

Segundo – Somos pessoas diferentes e Deus dá a cada um de nós  uma vocação especial; ele tem um propósito pessoal, único para a sua vida, apenas esperando para ser descoberto.

Como descobrir qual esse propósito?

Ele é intensamente pessoal. Ele brota das Escrituras. Ele exige de você um compromisso de relacionamento íntimo com Deus. Ele exige um trabalho árduo e exaustivo. Aponta para o caminho de significados  e relevância. Responde às perguntas: Por que existo e o que faço com a minha vida?. Renuncia à vida de pecados e erros, promovendo mudança de mentalidade e caráter.

Terceiro – Analise as razões pelas quais você existe. Comece a formar um registro do que Deus lhe está dizendo sobre sua existência a partir de agora. Mantenha isto anotado bem à vista.

Considere, por exemplo: Relacionamento com Deus; relacionamento com a família; outros relacionamentos; uso dos dons (servir, testemunhar, encorajar); sua vida de trabalho. Em tudo não poderá dispensar a compreensão de que o propósito de Deus sempre leva em conta sua utilidade ao próximo e ao próprio Deus.

Paulo foi o exemplo maior do homem que descobriu  propósitos  para sua vida .( Col 1:28,29) "A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem, em toda a sabedoria, para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;

E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que obra em mim poderosamente".

O propósito  terreno de Paulo, a maneira como ele glorificava a Deus, era apresentar todo homem perfeito em Cristo  (Atos 9:15).

Paulo havia provado o reino de Deus e a sua justiça, que vem de ter o seu Espírito e conhecer os seus propósitos para esta vida terrena.  Havia conhecido o contentamento do poder de Deus fluindo através do seu corpo fraco e  mortal.

Martin Luther King, pastor protestante norte-americano, prêmio Nobel da paz em 1964, celebrizou-se pela frase: "...Eu tenho um sonho..." contido em sua carta-discurso escrita em 28/03/1963.

Seu sonho esquematizou-se em metas voltadas para os ideais desejados.

"Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença -  nós celebraremos essas verdades e elas serão claras para todos, que os homens sejam criados iguais.

Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes dos donos de escravos poderão se sentar juntos à mesa da fraternidade.

Eu tenho um sonho que um dia até mesmo o estado do Mississipi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça.

Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!

Eu tenho um sonho que um dia o Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje"!

Mas ele também tinha propósitos eternos, uma expectativa baseada em Isaías 40:4-5.

"Eu tenho um sonho que um dia todo o vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados e a glória do Senhor será revelada e toda a carne estará junta"!.

Eram metas subordinadas aos propósitos eternos de Deus.

Seu assassinato em 1968 calou sua voz mas sua existência marcou a história do movimento pela liberdade e igualdade do negro norte-americano. Foi um homem de metas terrenas  mas consciente dos propósitos eternos subordinados à esperança no Deus eterno.

Conclusão

Amigos, é verdade que tem um propósito especial para sua vida. Pode ser diferente daquele que você está  buscando neste momento. Se você jamais tiver conhecido o propósito de deus para você, ou se estive envolvido em passatempos e se desviado de Deus, ou sentir que Deus o está chamando para uma dedicação maior e a um novo propósito, então permita-me sugerir que se coloque  diante de Deus em oração, confessando a sua falta de propósitos significativos e peça-lhe que comece a moldar em você uma compreensão dos seus propósitos eterno e terreno. Você pode, se quiser, fazer esta oração agora:

-  Senhor Deus, reconheço que és um Deus soberano. Louvo-te porque ordenaste propósitos eterno e terreno para mim. Confesso que não buscado e não tenho cumprido o teu propósito. Perdoa-me por buscar as minhas metas sem procurar o teu propósito. Mostra-me as razões pelas quais existo. Ajuda-me a descobrir o teu propósito para a minha vida, através do estudo da Bíblia e da oração. Amem.



Chegou Windows 7. Agora com exibição de redes sem fio. Conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.