sábado, 12 de dezembro de 2009

Mensagem bíblica - Quando a esperança se vai

QUANDO A ESPERANÇA SE VAI

 

Texto: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." I Coríntios 15:19

 

 

 

Às vezes, eu pergunto a mim sobre o futuro meu,

Se o tempo vai mudar

E me fazer feliz!

Às vezes, chego a duvidar

Que um grande amor virá

Buscar meu coração

Cansado de chorar.

Ah! Eu não quero acreditar

Que a vida vai tirar

Felicidade do caminho meu!

Ah! Já é hora de alguém olhar

Nos olhos meus e ver

Meu coração cansado de sofrer!

Certa vez, eu escutei alguém dizer:

"Que a esperança não pode morrer!"

Mas se eu fico aqui a esperar em vão

 

Morre a esperança no meu coração...

 Letra e música: Antonio Marcos

O que revela a letra?

A  Incerteza quanto ao futuro. Dúvidas quanto ao amor. Frustração e cansaço.Choro, Sofrimento. .A Grande questão> A ESPERANÇA NÃO PÓDE MORRER . A espera naquilo que não se tem certeza não leva a lugar algum. Quando a esperança se vai, vai-se também a razão de viver.

 Por isso é preciso ter esperanças em algo firme e confiável, garantido.

1 - Quais as suas esperanças? Encontrar a felicidade no amor? Um bom emprego?  Vida econômica tranqüila? Paz e equilíbrio familiar? Saúde? Melhorar dia a dia, chegando a viver sem reclamações pessoais?.....

Para muitos metas não foram alcançadas e por não conseguir isto, puseram fim à sua vida terrena. Rejeitaram a oportunidade de viver.

Então tudo se resume em suas preferências pessoais, seus sonhos vãos.

A esperança não está firmada no Deus Altíssimo.

 

"Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." I Coríntios 15:19

 

 

2 – FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER

 

·          Nada, nenhum problema nas nossas circunstâncias ou em nossas almas, pode nos impedir de viver os propósitos de Deus para nossas vidas se estivermos entregues a Ele. Se o câncer bloqueia este propósito, será removido. Se a depressão atrapalha, será levantada. Se a fadiga por noites mal dormidas nos impede de cumprir os intentos de Deus, acabaremos roncando com os melhores roncadores. Se a riqueza fizer parte do plano, fecharemos o grande negócio.

 

Mas, quando a doença, o desânimo, filhos rebeldes, insônia, e lutas financeiras, são úteis para Deus no avanço de Seus propósitos, serão parte de nossas vidas. Não estamos errados em tomar quaisquer medidas honráveis para aliviar o sofrimento e, não estamos errados em agradecer a Deus quando as coisas melhoram, mas, porque nem sempre entendemos o que Deus está fazendo, estaremos errados se exigirmos menos sofrimento, fazendo disto nossa prioridade máxima a fim de ajeitar as coisas do modo que as queremos.

 

3 – ONDE ESTÁ SUA ESPERANÇA? ONDE PROCURÁ-LA?

 

"Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus." I Pedro 1:21

 

Obama, o presidente da Esperança? Não. Não em homens, mesmo que pareçam poderosos

Líder religioso? Papa, Guru, Médium Espírita? Também não

 Em  Atos 24:15 lemos: Tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos.

 "Estaria Paulo  incerto sobre a ressurreição quando usa a palavra 'esperança'?" Não, ele não está – e a palavra esperança "esperança" no NT tem uma conotação completamente diferente da que entendemos. A palavra grega aqui, é elpis, significando antecipar, geralmente com prazer, uma expectativa ou confiança. Isto tem uma conotação mais definitiva que a nossa palavra "esperança" moderna geralmente tem, a qual carrega o sentido de que há alguma grande improbabilidade de que a coisa esperada vá acontecer.

A entrada em "esperança" remete aos leitores para uma entrada detalhada sobre "confiança". A esperança é a importância de se submeter a uma fonte fidedigna, confiável, com a qual temos um relacionamento interpessoal sólido. Relacionando isto ao nosso item em , isto significa que nós em nosso relacionamento com Deus, como nosso patrono, temos certeza Nele; e a passagem acima quer dizer que Paulo acredita firmemente que Deus ressuscitará todas as pessoas como observado. Reflete sua segurança, não sua incerteza.

4 – QUE DIZ A BÍBLIA EM SEUS TESTEMUNHOS?:

Podemos ter esperança quando nos lembramos de tudo o que Deus fez por nós. A Bíblia diz em Romanos 5:1-2 "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus."
Quando estiver desanimado, ponha a sua esperança em Cristo.

 A Bíblia diz em Salmos 42:11 "Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus."
A esperança motiva outras boas virtudes.

A Bíblia diz em Colossenses 1:5 "A fé e o amor vêm por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho."
A esperança cresce quando nos lembramos da promessa da ressurreição.

 A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:13 "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.."
A esperança encontra-se com o coração.

A Bíblia diz em Efésios 1:18 "Sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos." (Somos encaminhados com toda a certeza para uma vida nos braços do Senhor Deus)

 Em Jó 8:13,14

Assim são as veredas de todos quantos se esquecem de Deus; e a esperança do hipócrita perecerá.

A sua esperança fica frustrada, e a sua confiança será como a teia de aranha (Os que se esquecerem de Deus perecerão sem esperança)

Salmo 39:7

Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti. (Só há esperança exclusivamente  no Senhor)

Salmo 62:5

Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. (A alma angustiada só encontra alívio no Senhor)

Salmo 71:5

Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. (O tempo de plantar a esperança no Senhor é hoje, e isso é urgente)

Rm 8:24

Porque em esperança somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque, o que alguém vê, como o esperará? (A esperança no Senhor nos conduz à salvação que dele vem)

I Pedro 1:3

Bendito seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo, para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos. (A esperança em Cristo nos induz ao novo nascimento, passamos a ser a nova criação do Deus e temos a certeza da vida eterna )

Qual a sua esperança agora? Permita que o Senhor  plante hoje em sua vida a esperança de uma vida eterna em Cristo.

Quer conexões de rede mais fácil? Clique e conheça o Windows 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.